
CIRURGIA DE CATARATA

O PROF. FARIA CORREIA É UM CIRURGIÃO DE CATARATA COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA NESTA ÁREA, SEDIADO NO PORTO E EM BRAGANÇA, FOCANDO NO DOENTE EM PRIMEIRO LUGAR
O nível de especialização do Prof. Faria Correia como cirurgião de catarata e a sua abordagem consultiva personalizada permitem fornecer aos seus doentes a melhor visão que eles conseguem atingir.
Recorre às mais recentes ferramentas de diagnóstico, equipamentos cirúrgicos e tecnologia de lentes modernas para otimizar o resultado visual de cada doente.
Devido à sua especialização, pesquisa e experiência na área da cirurgia de catarata, o Prof. Faria Correia é regularmente convidado para dar palestras e cursos sobre esta área.
O QUE SÃO CATARATAS?
Uma catarata é quando a lente natural dentro do seu olho (cristalino) fica turva ou opaca. Quando somos jovens temos cristalinos transparentes e funcionais. À medida que envelhecemos, esta lente torna-se gradualmente mais densa. Quando isso ocorre, a turvação limita e distorce a quantidade de luz que passa através do olho para a retina. Consequente, há uma redução da acuidade visual e pode também levar aos sintomas:
Visão turva ou desfocada
Imagens fantasmas
Dificuldade para ler e escrever
Dificuldade com visão noturna
Mudanças rápidas na prescrição de óculos e lentes de contacto
Nas suas fases iniciais, as cataratas podem ser assintomáticas. No entanto, à medida que progridem, podem provocar um grande impacto na sua visão e estilo de vida.
SOBRE A CIRURGIA DE CATARATA
A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais realizadas e bem-sucedidas do mundo. Os cirurgiões podem operar o olho para remover a catarata e substituí-la por uma lente intra-ocular transparente e personalizada para restaurar a visão.
É um procedimento realizado em regime de ambulatório, sob anestesia local e/ou sedação. A recuperação visual depende da idade e da densidade da catarata, mas, muitas vezes, a visão é excelente nas primeiras 48 horas após a cirurgia.
Nesta intervenção, uma pequena incisão é criada na córnea, permitindo a remoção da catarata, substituindo-a por uma lente intra-ocular. O tipo de lente a ser implantada será discutido com o doente antes da cirurgia e dependerá dos seus objetivos visuais. Leia mais sobre as opções de lentes intra-oculares aqui.
RECUPERAÇÃO
Devido à sua natureza minimamente invasiva e regime ambulatorial do procedimento, a visão melhora geralmente nos primeiros 1-3 dias. No entanto, a taxa de recuperação difere para cada pessoa. É recomendado que tenha um adulto responsável consigo nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Também é recomendado que, nos primeiros 1-3 dias, reserve um tempo para se recuperar e siga os seguintes conselhos:
Não conduzir pelo menos 24-48 horas após a cirurgia
Evitar água direta nos olhos nas primeiras 24-48 horas
Não esfregar os olhos
Não usar maquilhagem nos olhos
Não praticar desportos de contacto ou natação
No dia seguinte à cirurgia, comparecerá na consulta pós-cirúrgica para ser realizado uma avaliação do olho operado. Também será observado uma semana e um mês após a cirurgia. Também pode sentir alguns efeitos laterais visuais nas fases iniciais após a cirurgia:
Flashes de luz ocasionais
Manchas flutuantes ocasionais
Tonalidade azul ou rosa nas cores
Visão flutuante
Sensação de areia permanente
Sombra em forma de crescente na visão periférica
Após a cirurgia, também é recomendado que realize uma consulta a cada 1-2 anos para manter a saúde dos seus olhos, mesmo que não precise mais de óculos após a cirurgia de catarata.
POSSÍVEIS RISCOS E COMPLICAÇÕES
Como em todas as cirurgias, há sempre possíveis riscos e complicações que devem ser considerados. A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e comum com riscos baixos e 98-99% das pessoas não terão complicações após a cirurgia.
No entanto, observe a seguinte lista e não hesite em perguntar sobre este tema na consulta pré-operatória:
Pressão ocular elevada provocando um tempo de recuperação prolongado
Edema da córnea responsável por um tempo de recuperação prolongado e possivelmente exigindo cirurgia adicional
Efeitos colaterais de medicamentos e síndrome de olho seco
Há um risco muito pequeno de complicações sérias que podem afetar permanentemente a sua visão. Esses riscos incluem infeção e hemorragia intra-ocular com um risco de 1 em 10.000 cirurgias oculares.
Dúvidas Frequentes
-
Uma catarata é quando a lente natural dentro do olho (cristalino) fica turva ou opaca. Quando somos jovens temos cristalinos transparentes e funcionais. À medida que envelhecemos, essa lente torna-se gradualmente mais densa. Quando isso ocorre, a turvação limita e distorce a quantidade de luz que passa pelo olho para a retina. Assim, a cirurgia pode remover a catarata e substituí-la por uma lente intra-ocular para restaurar e melhorar a visão.
-
Há uma série de causas possíveis para catarata. As mais comuns são:
Processo natural de envelhecimento
Fatores hereditários
Exposição prolongada à luz UV
Doenças sistémica como diabetes mellitus
Uso prolongado de alguns medicamentos (particularmente corticosteróides)
Trauma ocular
Hábitos tabágicos
-
Como uma catarata muda gradualmente, não há um ponto definido no tempo em que o doente pode dizer que o cristalino está turvo o suficiente para ser removido. Em todas as decisões cirúrgicas é necessário haver um equilíbrio entre risco e benefício. Este procedimento é extremamente seguro e tem excelentes resultados, mas certamente não pretende ser submetido a uma operação se estiver feliz com a sua visão atual ou com os seus óculos, ou lentes de contacto.
Quando sentir que a sua visão não está tão boa quanto gostaria, ou gostaria de parar de usar óculos, ou está cansado de colocar e tirar óculos de leitura, esse é o momento de vir e ver se esta opção é adequada para si.
-
A cirurgia de catarata é um procedimento realizada em regime ambulatório. Isto significa que ficará no centro cirúrgico por apenas algumas horas.
-
A resposta curta é não.
A resposta um pouco mais longa é que depende de si e é um dos pormenores importantes que deve ser discutido antes da cirurgia. Agora temos a capacidade de lhe dar qualquer tipo de visão que queira, incluindo visão multifocal para poder ler, usar o computador, conduzir e praticar desportos, sem o recurso a óculos. Existe uma ampla gama de opções disponíveis que têm que ser abordadas e discutidas na consulta pré-operatória.
-
Felizmente para si, não, a sua catarata não pode crescer novamente. Após a remoção da catarata, uma nova lente é implantada dentro da cápsula do cristalino (onde estava a catarata). É uma cápsula muito fina. Com o tempo, essa cápsula pode ficar um pouco turva. Se isso acontecer, há um procedimento a LASER muito rápido e simples que pode ser feito no consultório para restaurar a visão.
-
Não, o próprio olho recebe colírios de anestesia antes e durante a cirurgia. Muitos doentes também gostam de ter uma sedação leve para se sentirem calmos. A maioria dos doentes realmente adormece durante a cirurgia com essa sedação e fica surpreendida com a rapidez com que a intervenção termina.
-
A recuperação é normalmente rápida, e a visão melhora rapidamente ao longo de um período de 24 a 72 horas. Isso significa que pode retornar as atividades normais quando se sentir confortável para isso. O bom senso deve ser usado! É recomendado que não conduza nas primeiras 24 horas. A natação, desportos de contacto, uso de maquilhagem nos olhos e permanência em ambientes empoeirados devem ser evitados nos primeiros dias após a intervenção.
Agende a sua consulta
Preencha o formulário, e entraremos em contato em breve! Será um prazer falar consigo.